segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Listen to the music

Chegamos à 16ª semana.
Amanhã, no ultrassom, deveremos ver um chilli de 12cm e 100g e que nem mesmo cabe na tela dos aparelhos mais antigos, precisando ser visto em partes. E saberemos o sexo!!!!
Agora chilli tem as pernas mais longas que os braços, os ossos estão cada vez mais rígidos e o rostinho já está todo formado.
A brincadeira nova da semana é segurar o cordão umbilical.
Talvez o médico peça um exame de alfa-fetoproteína, que confere outras doenças improváveis no nosso chilli e confere se estamos realmente na semana que pensamos estar.
E chilli já escuta. Então podemos começar a escolher músicas pensando nele!!!!! (Precisamos comprar aquelas coleções de música clássica para bebês e fones de ouvido que encaixem na barriga da Ana....)
Aliás, o útero tem agora cerca de 250ml de líquido (ou seja, Ana, 100g de chilli mais 250g de útero, o que explica seu pouco ganho de peso!)
Estamos entrando agora numa fase de crescimento acelerado, o bebê vai crescer muito e muito rápido. Por isso mamãe pode sentir dores de estiramento nas laterais da barriga.
Mamãe também pode ter congestão e sangramento nasal, tudo ainda por causa do novo ritmo de bombeamento de sangue.

Nota do tio ansioso:
Uma das maiores inquietantes na pesquisa semanal sobre o chilli são as teorias conflitantes. Certas questões despertam argumentos variados e deixam a gente, que está na primeira gestação, confuso e inseguro. Por exemplo, a questão dos mamilos. Sim, é estranho, eu sei, mas a questão dos mamilos da Ana está me inquietando. Há quem recomende que se prepare a pele dos mamilos para a amamentação com uma esfoliação leve (grãos de açúcar? Toalha úmida?) e quem diga que isso não faz sentido (mas não se deve passar hidratante...?). Mas todo mundo concorda que é hora de mudar de sutiã, para maior conforto e melhor sustentação.
Na dúvida, minha opção tem sido a fé. Fé na natureza, fé na força inexorável da sobrevivência. E isso é a primeira grande lição que a gravidez está me dando: a de saber que as coisas se ajeitam do seu próprio – e ideal – jeito. Chilli é uma força já maior do que a nossa vontade ou compreensão. E, a sua maneira, sabe exatamente o que precisa ser feito.
E tem como não ficar encantado com tudo isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário